quinta-feira, 11 de junho de 2009

Personagens Urbanos: Gordinho da Nelore


Se você freqüenta show de forró, é amigo dele. Se não for amigo dele, algum amigo seu é amigo dele. E se nenhum amigo seu é amigo dele, você pelo menos já o viu. E se nem você e nenhum amigo seu não o conhecem ou nunca o viu, então você nunca foi a um show de forró. Pois em todo show de forró o gordinho da nelore está lá.
Ele é inconfundível. Com a barriga pra lá de saliente e trajando uma camisa de botão manga longa aberta com os três botões de cima abertos para mostrar o crucifixo de ouro, o gordinho está segurando, debaixo da axila, uma garrafa de rom montilla e com um copo na mão, obviamente cheio de rom, montilla, coca cola e gelo. O boné com os dizeres “Nelore”, que o caracteriza, está sempre presente, completando o figurino.
Antes de mais nada, cumpre-me tentar explicar o que é “Nelore”, para quem não sabe. “Nelore” é uma raça de boi de alta qualidade, uma espécie de Quarto de milha dos bovinos, sempre muito valorizado em leilões agropecuários. Os criadores de “nelore”, em geral, são de grande poder aquisitivo financeiro, razão pela qual alguns andam com bonés da marca “nelore” para tentar associar a sua imagem à de um grande agropecuarista, campeão de vaquejadas ou algo do tipo. Acreditam que, dessa forma, têm mais chances de se dar bem em uma festa.
Moças e rapazes, este é o gordinho da nelore.
Se o estereótipo é comum, mais fácil ainda é identificar onde ele está.
Experimente dar uma volta pela casa do show. Dirija-se, mais precisamente, para as proximidades do palco, onde geralmente ficam algumas mesas em cima das quais estarão bebidas que jovens estarão consumindo e curtindo o grande show.
Aposto minha bicicleta BMX da Monark (quem não tinha uma?) que você o encontrará lá. É infalível. Vá até lá que você o encontra. Eu te garanto. É tão certo acha-lo por lá que pode até servir de referência para a turma se encontrar caso se perca no show:
- Aí, pessoal ­– dirá o líder da turma – quando acabar o show, todo mundo lá onde fica o gordinho da nelore pra nós irmos juntos.
Perceberam que eu falei de “forró”, “camisa aberta”, “rom montilla”? Dá pra perceber, portanto, que não estamos falando de gente normal do cotidiano. O gordinho é descontração pura.
Ele é a graça da turma. Vai para o show com 03 amigos, compram uma mesa, rachando os custos, e junto ao garçom compram também o kit desgraça: Rom, coca e gelo.
A partir daí, é só descontração.
Até que o gordinho começa leve, apenas olhando as gatas passarem. No entanto, a partir da terceira dose o gordinho revela os motivos pelos quais ele é a figura para quem resolvi escrever hoje.
Você, garota, ouse passar na frente do gordinho. Ele tem um jeito específico e peculiar de abordá-la. Quando passar, sentirá alguém pegando em seus cabelos e dando um beijo neles, se olhar pra trás verá o gordinho da exata forma que descrevi no começo do texto, olhando pra você e soltando frases cretinas: “Eita mulher do meu agraaado” ou “É hoooje que eu só chego amanhã” ou então a clássica “Ahh se eu pudesse, meu dinheiro desse e ela quisesse”. Cretinagem pura.
Obviamente que a garota o dará um fora. Mas se engana quem achar que isso irá afetar o gordinho, que sairá batendo as suas botas HB pelo salão, dele rindo os amigos, que sabem a figura que está com eles, pois, já disse aqui, o gordinho é a graça.
E não se engane que ele para por aí.
Com seu celular, o gordinho escreve uma msg de texto com os seguintes dizeres: “UM ABRAÇO PARA JUNIOR DO GADO E SUA TURMA SEMPRE PRESENTE” e se desloca para em frente ao palco, erguendo o braço para o cantor pegar o celular, só saindo de lá após lerem, no microfone, a mensagem ali escrita. E depois de lida a mensagem, o gordinho volta para sua mesa na maior moral do mundo. Obviamente que no trajeto de volta ainda puxará carinhosamente o cabelo de umas 5 garotas, dando beijo e levando fora de todas.
O nome dele, podem apostar, geralmente é JUNIOR e a turma, como lê e disse na mensagem, está sempre presente.
Alias, se uma figura dessa é JUNIOR, eu pago pra ver como seria o pai.

Post escrito ao som de “Declaração” de Baby Som, que, aliás fazia muitos shows no SESI CLUBE, onde o gordinho costumava deitar e rolar.


Um abraço a todos e sejam felizes.