sexta-feira, 27 de junho de 2008

Falácias urbanas e o jovem do pendura

De tanto serem ditas, algumas mentiras acabam se tornando folclóricas. Do tipo que o “homem médio” (ouvia muito essa expressão nas aulas da universidade. Significa o padrão de comportamento humano, sem mais nem menos. Exatamente a pessoa do senso comum) não acreditaria, ainda que fosse a mais pura verdade. Tais expressões, aliás, por terem tanto descrédito popular acabam soando com receio aos ouvidos de qualquer um, nada obstante a sua procedência (seja da boca do Papa ou até mesmo do padre dos balões). Dita uma destas frases, luz amarela acesa.
Já deixou seu carro em uma oficina? Não se preocupe, “Terça Feira, sem falta, seu carro vai estar pronto” garantirá o dono da oficina, que, na verdade, só entregará duas terças feiras após o prometido. Se você contar um segredo a alguém, com certeza ouvirá: “Não vou contar pra ninguém”. Pode acreditar que um out door será mais discreto do que essa pessoa. “Nunca broxei antes” dirá o contumaz broxa. “Beleza e dinheiro não importa, o importante é ser feliz” afirma o horroroso que joga na loteria toda semana para dar uma ajeitada no visual. E várias e várias mentiras que fazem do dia a dia um doce desafio de se descobrir o que é real do que é ilusório.
Uma delas é clássica e é o motivo deste post: “Pague aí que depois a gente se acerta”. Essa é pra matar. Tenho um amigo que é especialista. Creio este rapaz foi o percursos desta falácia urbana. Contarei um caso dele.

Festa de Santana do ano de 2004.

A Festa de Santana é comemorada ao mês de Julho para celebrar Santana, padroeira da município de Caicó, uma das mais simpáticas cidades do Interior Potiguar. Creio eu que é a que tem mais moto-taxis por metro quadrado do Brasil. É, também, o maior encontro das famílias seridoenses. Uma festa com cultura, religiosidade e muita animação. E o jovem estava lá.
Às sextas feiras da Festa de Santana duas festas são referências. O “Baile dos coroas” que congrega a Sociedade Seridoense e agregados. Uma festa de gala a começar pelo traje: passeio completo. A outra festa – que interessava ao amigo – é a “Festa da Juventude”, que normalmente acontece no Clube Assec, com grandes bandas de Forró. No ano deste fato, 2004, a atração era a banda Calcinha Preta, com seus cantores de cabelos e trajes à la Axl Rose.
O amigo, ainda de ressaca da feirinha da quinta feira (outra grande festa dentro da festa de Santana), passou o dia tomando cerveja no Bar do Rosemiro, com outros amigos. A festa prometia e a cidade fervilhava de gente vindo de todas as direções.
Quando se aproximava do horário da festa, o espertinho foi em casa se arrumar e esperar outro amigo que ia com ele passar na casa dele para pegá-lo a fim de curtirem a festança. Ele, famoso pelo “Pague aí que depois a gente se acerta”, propositalmente esqueceu a carteira em casa, para, amarrado que ele só, dar o golpe em frente ao Clube.
Chegaram na festa. Muita mulher bonita, forrozão comendo lá fora. Faltava pagar o ingresso para poderem entrar no clube. Chegava a hora do golpe. Ambos – meu amigo e o amigo dele – na fila para comprar o ingresso. Na boca do caixa, prontos para comprar, a “surpresa”: Esqueceu a carteira em casa. Travam o seguinte diálogo:

- Puta merda, esqueci minha carteira em casa – disse meu amigo com o cinismo que lhe é peculiar.
- Eita porra, e agora?? – Disse o amigo dele, assustado, querendo ajudar, mas já ciente de quem era a peçinha..
- Rapaz – continuou meu amigo – me empresta aí uma grana que depois a gente se acerta.
- Sem problema, cara – disse o amigo dele, tirando apenas um real do bolso e entregando ao jovem.
- Porra, velho, 1 real não dá pra nada não, cara!!
­- Ah, amiguinho – disse o amigo dele – esse 1 real é pra você pegar o moto taxi, ir em casa, pegar sua carteira e voltar pra festa, viu??

Parece que meu amigo encontrou alguém mais esperto do que ele..

________________________

Sobre a Festa de Santana:
Começa no fim de julho, em Caicó. Uma festa que eu conheço bem, super animada e com o carisma do povo caicoense. Recomendo a todos.

7 comentários:

Brenda Camilli disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, gostei do amigo do amigo!!!

Festinhaaa!!! =D
Lá eles tbm dançam a dança do capiroto? O_o

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
aposto exatos R$ 1,00 que esse acontecimento se deu com um amigo de acunha Volva...
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Liana Mota disse...

muitoo bommm!!

Larinha disse...

kkk adorei...

Felix disse...

Kkkkkkkkkkkkk, muito engraçado! Mas só corrigindo: a festa da juventude acontece no clube AABB

Anônimo disse...

hehehe
Descontraçãooo
Abraço

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk
rapaz acho que quem emprestou o dinheiro foi Victor Gerente, o cara mais rezenha dos caicós. kkk